Osteopatia, um instrumento para todos os músicos
- emiliebrasilmig
- 15 juin 2015
- 4 min de lecture

Os músicos, atletas como os outros ?
Se os atletas são enquadrados por uma equipe médica mais ou menos completa, os músicos, eles, são raramente ou significativamente menos. Você pode dizer que eles sofrem menos choques e que o seu corpo é menos testado do que um jogador de rugby ou de tênis.
Aparetemente não tem necessidade de ser seguido por um osteopata quando se toca triângulo! Você tem tanta certeza?
Pense nesses "showmen" que somam concertos durante turnês mundiais. Ou esses músicos de orquestra que concordam com o ritmo da programação diária. Ou aqueles pianistas que asseguram suas mãos.
Muitas vezes, os músicos colocam sua carreira em pausa para se recuperar de lesão : os músicos são tão vulneráveis como os atletas quando se trata de risco de lesões. Especialmente por eles não terem geralmente uma preparação física.
As tensões vivenciadas pelos músicos
O corpo do músico é diariamente submetido a tensões muito elevadas; elas podem ser de ordem física, mas também psicológica.
Os mesmos gestos são repetidos inúmeras vezes, a maior parte do tempo, os músicos estão numa posição estática, e mantêm a mesma posição as vezes por horas.
Os músicos são propensos a distúrbios osteomusculares devido à execução destes movimentos repetitivos e por manter uma mesma postura (muitas vezes, assimétrica) por horas.
Eles costumam operar em um ambiente muito barulhento, deve cumprir uma agenda repleta, eles estão muito em turnês regulares (carro, trem, avião). Sem mencionar o nervosismo que enfrentam frente ao seu público.
A dimensão psicológica deve ser considerado com muito cuidado. Por vezes, pode ser a causa de seus sintomas físicos, ou então no mínimo amplificar essas dores.
Muitos tipos de problemas podem afetar músicos:
a dor "clássica" nas costas, tais como dores lombares
tendinite, o que corresponde a uma inflamação de um tendão muito (ou mal) solicitado
artrose, que é o desgaste de uma junta
neuralgia, que é a dor no território de um nervo (ciático, por exemplo)
Prevenção antes de curar
A melhor solução é a prevenção. Se você tiver dor, você deve parar de tocar e consultar um especialista. Uma lesão, ainda que pequena, poderá agravar-se, e impedi-lo de tocar mais tarde.
Uma pequena lesão que se instala e piora colocará a sua carreira em uma pausa, ou mesmo pôr um ponto final no pior dos casos.
Pense na preparação física para evitar lesões, como um esportista. Lembre-se de se aquecer e se alongar. Estabeleça uma rotina com exercícios de flexibilidade, por exemplo.
Também aprenda a conhecer os seus limites e ouvir o seu corpo. Um ligeiro aumento de peso pode parecer banal, mas ele vai colocar uma pressão adicional sobre suas costas.
Os instrumentos
Cada músico está sujeito a perturbações específicas de acordo com o instrumento tocado.
Os instrumentos de sopro
Esta categoria de instrumento causa dois tipos de problemas: em primeiro lugar, os distúrbios de postura "clássicos" (membro superior ...) em segundo lugar, distúrbios de esfera pulmonar e oro facial.
Estas podem gerar:
Distúrbios da ATM (articulação temporo mandibular), em particular dificuldade em abrir a boca, um incómodo na mastigação e estralos (por vezes associada a dores de cabeça). O diagnóstico de SADAM pode ser feito pelo terapeuta de acordo com estes sintomas. Você pode ler o nosso artigo sobre o assunto no blog.
Dores dorsais e transtornos musculares : instrumentos de sopro exigem um bom entendimento e uso de sua coluna de ar; um diafragma em tensão pode perturbar você neste trabalho. A dificuldade reside no fato de se "apoiar" nesta coluna de ar para solicitar o quanto menos os músculos da face e do pescoço, que senão vão se cansar muito rapidamente. Eles também podem sofrer contraturas (causando dores cervicais) ou até mesmo rasgos, requerendo então uma pausa temporária ou até definitiva do instrumento.
As doenças respiratórias (pneumotórax, infecções pulmonares).
Praticar um instrumento de sopro requer uma estrutura adaptada por um professor, e praticar atividade física regular. Também é fortemente recomendado não fumar.
Os cantores
O cantor usa seu próprio corpo como instrumento; se está tenso, a performance vocal é automaticamente alterada. Os áreas-chave são:
O diafragma : fazer exercícios respiratórios baixos e abdominais
As cordas vocais : hidratar bem e nunca forçar sua voz
A cintura escapular : manter os ombros baixos
Os bateristas
Cuidado com os ajustes : não se sentar muito baixo, não colocar muito alto os címbalos, e não se curvar, ou pode sofrer distúrbios posturais.
O uso do pedal duplo é mais um constrangimento para a região lombar, então contraia seu cinto subabdominal para protegê-la.
Os violonistas
A postura do violinista é particularmente prejudicial devido à sua assimetria; por conseguinte, são frequentemente as áreas de tensões na coluna e, em particular, entre as omoplatas e na parte superior da coluna. Movimentos repetitivos, especialmente nos dedos das mãos, podem causar tensão dos musculos, dos tendões. O violonista soltar o braço em torno de seu arqueiro é fundamental!
Os guitarristas
A guitarra é o instrumento pesado e, portanto, potencialmente traumático para o corpo. Se ele é usado sobre o ombro durante horas, pode levar à compressão de nervos e vasos sanguíneos na região cervical (pescoço e ombros).
Os guitarristas autodidatas, muitas vezes têm problemas de postura. Quando a pessoa também aprende a tocar um instrumento é essencial aprender a postura na qual tocar.
Como os atletas, coaching e um estilo de vida adequado vão permitir a prática do seu instrumento em boas condições e, especialmente, para encontrar prazer!
Um instrumento afinado e um corpo equilibrado é a fórmula fundamental para melhorar o desempenho e garantir a longevidade de sua prática.
Sua vez de tocar (e afinado se possível) !
Hozzászólások