
Perguntas Freqüentes

O que é o "estralo" articular que podemos ouvir durante uma técnica osteopática ?
É um "fenómeno de cavitação" : o jogo de pressão dentro da articulação faz com que aconteça a ruptura de uma bolha de gás durante a manipulação. Esse fenómeno é perfeitamente normal. Não se preocupem, não é, portanto, de nenhuma maneira um deslocamento de uma vértebra ou dois ossos se esfregando uns contra os outro.

Qual é a diferença entre um fisioterapeuta e um osteopata?
O fisioterapeuta é um paramédico "ao serviço" do médico que, ele, faz o diagnóstico e decide dos atos que ele deverá realizar sobre o paciente que ele vai o confiar. O fisioterapeuta utiliza técnicas de reabilitação das articulações e dos músculos afetados por um acidente ou uma doença. Ele intervém então localmente e pontualmente dependendo dos sintomas do paciente. Aspectos de reabilitação são uma ferramenta essencial para as funções de reabilitação e pode ser um complemento ao tratamento osteopático.
A osteopatia, ela, tem uma visão global do corpo.
O osteopata não trata ocasionalmente uma parte do corpo ou uma doença. Ele examina e trata o mecanismo humano na sua tatolidade. Ele não trata os sintomas, mas os usa para encontrar a sua causa. Se a causa for encontrada (é o diagnóstico específico osteopático), os sintomas desaparecem de si mesmos, informando o osteopata da precisão do seu diagnóstico e tratamento.

É necessário ter uma receita médica para consultar um osteopata ?
Não. O osteopata é consultor de primeiro grau. Ele tem direito a um diagnóstico de exclusão, isto é, para encaminhar os pacientes que não se enquadram no âmbito da sua competência à um médico ou um especialista.
Consultório de Osteopatia
Emilie Brasil Miglioretti