
Consultório de Osteopatia
Emilie Brasil Miglioretti
O que é Osteopatia ?
Osteopatia é definida como uma medicina manual que trata os transtornos funcionais do corpo humano.
O osteopata, o relojoeiro do corpo, usa as mãos de diferentes formas para estabelecer um diagnóstico osteopático e oferecer um tratamento. Por vários testes de mobilidade, tanto no nível articular (vertebral ou periférico) como visceral ou craniano, ele avalia o estado dos diferentes sistemas do corpo humano.
A formação em osteopatia, portanto, incluirá um estudo detalhado da anatomia, da biomecânica e fisiologia, assim também como a aprendizagem de técnicas precisas de apalpamento, que assim favorecerá o desenvolvimento da sensibilidade palpatória de suas mãos, sua ferramenta de trabalho.
O exame osteopático ultrapassa também o exame específico dos diferentes sistemas, avaliando as suas inter-relações, tanto mecânicas como neurofisiológicas, afim de descobrir finalmente a causa, o problema dito primário. De fato, este problema primário pode causar muitas vezes uma série de problemas secundários e sintomas à distancia. Eles não desaparecerão até que a causa seja tratada de forma eficaz.
A osteopatia não se interessa somente em um sintoma ou uma doença, mas considera o paciente como um todo, devendo ser tratado em um conjunto, na sua globalidade.
A arte osteopática visa, por intermédio de um diagnóstico preciso e com técnicas manuais adaptadas, a tratar os problemas funcionais, para restabelecer e preservar o estado de saúde, assim como prevenir o surgimento da patologia. Ela não se propõe curar patologias degenerativas, genéticas, infecciosas ou neoplásicas. No entanto, ele pode ter uma ação benéfica sobre as consequências dessas patologias (em particular a dor) e pode ajudar o organismo a combater a doença com mais facilidade. Assim, a osteopatia não será mais uma terapia étiopática mas uma terapia paliativa complementar que não deve ser negligenciada.