
Como ?
Cada peciente sendo único, a consulta será sempre diferente por um mesmo motivo de consulta. As técnicas usadas serão sempre adaptadas às necessidades e ao campo do paciente. Se você não desejar o uso de técnicas de « estralos», você pode comunicá-lo ao seu osteopata desde o início da consulta.
A consulta dura em média 30 minutos. Esta começa com um interogatório detalhado em relação com o motivo da consulta mas também sua vida diária, seus antecedentes médicos, cirurgicais, traumáticos, os esportes que você pratica, o impacto do seu trabalho sobre corpo, a qualidade do seu sono, de sua alimentação, etc. Tudo que pode estar em relação com o motivo, será estudado. Seu osteopata foi formado em semiologia médica. Ele então saberá estabelecer um diagnóstico de exclusão e reorientá-lo para um especialista em caso de necessidade.
Vem depois o exame clínico cujo objetivo é observar, analisar, avaliar seu corpo na sua globalidade e fazer ligações entre seu motivo de consulta e os diferentes elementos encontrados.
Seu osteopata procurará, por seus testes direcionados e específicos, a colocar em evidência restrições de mobilidade frequentemente em relação com suas dores.
Em função de todos os elementos recolhidos durante o interogatório e o exame clínico, seu osteopata elaborará então um plano de tratamento, podendo se estender em várias sessões, cuja finalidade será restaurar a dinámica articular, aliviar a dor, o distúrbio, que terá atormentado sua vida durante as vezes meses ou mesmo anos.
Enfim, conselhos adaptados à suas necessidades serão dados a fim de completar o tratamento e previnir outros disturbios eventuais posteriormente.
Após uma sessão, você se setirá geralmente cansado. O desconforto que pode seguir as vezes a sessão desaparece em 48 - 72h que seguem. Ela é causada pela inflamação dos tecidos. O objetivo da primeira sessão é antes de tudo "desbloquear", relaxar, reinformar os tecidos. Para uma patologia crônica, pode necessitar mais do que uma sessão para que desapareçam os sinais que o levaram a consultar.
Sempre é preciso distanciar as sessões de pelo menos uma semana para que o corpo se acostume com seu equilíbrio reencontrado, e que você sinta os benefícios. Na maioria dos casos porém, e principalmente nos casos agudos (sinais que surgiram desde alguns dias, urgencias) como as dorsalgias altas, ou os lumbagos, o resultado das sessões é rapidamente muito positivo, pois o corpo não teve tempo de se ancorar em um desequilíbrio completo, e a primeira sessão é muitas vezes uma fonte de satisfação.
Lembre-se de levar seus exames complementares (radiografias, scanner, IRM).

Consultório de Osteopatia
Emilie Brasil Miglioretti