Osteopatia : seu aliado para aliviar a artrose tão doloroso
- emiliebrasilmig
- 20 avr. 2015
- 3 min de lecture
A artrose afeta atualmente mais de 10 milhões de franceses *
Erradamente considerada como uma doença de "velho", a artrose no entanto diz respeito a 47% dos menos de 60 anos de idade e 1 em cada 3 pacientes tem menos de 40 anos. As mulheres sofrem três vezes mais do que os homens. Este é o primeiro motivo de consulta médica depois das doenças cardiovasculares.

Artrose, o que é ?
Etimologicamente, o termo "artrose" significa "osso na articulação." Portanto, é uma afeição articular, geralmente de origem mecânica e não inflamatória, caracterizada por alterações degenerativas dos tecidos articulares, então um envelhecimento precoce da articulação.
Não deve ser confundida com artrite que, ela, em si é uma doença articular, cuja origem é sistematicamente inflamatória ou infecciosa.
As 7 grandes articulações afetadas
Em média, o diagnóstico é feito mais de dois anos após o início dos sintomas.
As Cervicais (75%) **
As Lombares (70%) **
Os Joelhos (40%)
As Mãos (50%)
Os Quadris e Tornozelos (10%)
Os Pés (29%)
Os 3 sinais clássicos de artrose
✚ A dor nas articulações é amplificado durante e logo após o exercício, mas também ao acordar porque as articulações levam algum tempo antes de perder a rigidez devido à estática noturna (isso é conhecido como rigidez matinal); ela desaparece após algumas dezenas de minutos.
✚ A dor geralmente é aliviada pelo repouso.
✚ Uns aumentos chamado congestivos, durante o qual a dor torna-se mais intensa e persistente, e durante o qual, a articulação é endurecida, por vezes inflado por uma efusão liquidiana (neste caso, o uso de anti-inflamatórios prescritos pelo seu médico é inevitável).
O ostépathie pode aliviá-lo
Quando você sofre de dor nas articulações, o osteopata biomecânico pode usar diferentes técnicas manuais recomendadas pela autoridade de saúde, tais como a manipulação e / ou mobilização. Segundo a OMS, a eficácia dessas técnicas é equivalente a um analgésico de tipo 2 e pode aliviar a dor associada a atrose.
Durante as crises, se a dor não impede a manipulação ou mobilização da articulação, o osteopata pode intervir para ajudá-lo a suportar a doença, até que a crise passe.
Atenção : o osteopata de qualquer maneira somente vai tratar os distúrbios funcionais que acompanham esta crise. No entanto, fora das crises, as articulações vão ser menos dolorosas e isto fará com que o tratamento seja menos difícil e permitir que o efeito analgésico da técnica manual dure mais tempo.
A artrose é um fenômeno fisiopatológico crônico irreversível, o osteopata não vai fazê-lo desaparecer. No entanto, o tratamento pode recuperar alguma deformação das articulações e tecidos endurecidos. Idealmente, para o máximo de eficiência, é de considerar a combinação de um tratamento com manipulação e de medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios ...) e de reabilitação (fisioterapia, ginástica corretiva).
5 conselhos para o tratamento da artrose
✚ Tratar as crises (aumento congestivo) com medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo seu médico.
✚ Acrescentar a esse tratamento, especialmente se você nãosuportar bem NSAIDs, os emplastros de argila verde (de preferência esmagada, misturada com um pouco de água) por vários dias ou várias noites, a fim de reduzir significativamente a dor inflamatória e sem efeitos secundários.
✚ Fora de crises, fazer o mais regularmente possível exercicios de ginástica corretiva (alongamentos, exercícios posturais, relaxamentos); evitar o sedentarismo e você se impor uma ou mais caminhadas diarias.
✚ Procurar um osteopata para completar a recuperação da mobilidade das áreas mais rigidas e dolorosas.
✚ Estar acima do peso é um fator de risco para a artrose, é importante garantir uma alimentação equilibrada.
Se, apesar destes conselhos, sua dor persistir, consulte um especialista em reumatologia para uma consulta específica com uma medicação mais adequada.

Artrose ... Quanto mais vai bem, menos vai bem.
Embora não seja estritamente uma consequência do envelhecimento, a sua frequência aumenta quando a cartilagem não tem mais suas qualidades originais de flexibilidade, elasticidade e deslizamento. A lesão da cartilagem articular é por vezes devido a um choque ou lesão do tipo entorse.
Uma cartilagem normal submisso ao estresse anormal devido a uma articulação malformada ou uma atividade profissional ou esportiva muito intensa, pode deteriorar-se prematuramente e promover o desenvolvimento de artrose. Isso explica por que algumas articulações (notavelmente o quadril), mais vulneráveis aos traumatismos ou malformações são mais afetadas do que outras.
Algumas predisposições genéticas também podem favorecer a sua aparição, e é por isso que em algumas famílias, as artroses são particularmente numerosos e precoces.
Fontes :
* Résultats de la première grande enquête nationale sur l’arthrose www.stop-arthrose.org
** Chiffres diffusés sur www.lesitedelarthrose.com
Comments