18.000 Entorses por dia : o seu Osteopata pode aliviá-lo !
- emiliebrasilmig
- 30 mars 2015
- 3 min de lecture
A entorse é uma lesão da articulação, caracterizado por um alongamento ou ruptura dos ligamentos. Em quase todos os casos, um movimento brutal ou traumatismo, mesmo que ligeira, é a causa. Assim, há dois tipos de entorses :
✚ A entorse benigna (vulgarmente conhecido como "torcedura"), onde os ligamentos são tensos sem ruptura.
✚ A entorse grave com ruptura total ou parcial de um ligamento, por vezes associada a uma fratura por avulsão.
Contamos por volta de 18.000 entorses diárias na Brasil (afetando especialmente o tornozelo), mas diferentes perfis ou fatores favorisantes aumentam os riscos.
Você tem risco ?

São particularmente envolvido com o risco de entorses :
✚ Os atletas, profissionais ou amadores, e pessoas com atividade física regular ou ocasional.
✚ Pessoas que já tiveram uma entorse (ou outras lesões articulares).
✚ As pessoas que estão com sobrepeso ou em más condições físicas.
✚ As pessoas idosos cujos reflexos são mais lentos envelhecendo, de modo que os tropeços e as entorses aumentam a sua freqüência com a idade.
Entorse : Os Fatores de Risco

✚ Um aquecimento muito curto antes do exercício físico intenso.
✚ Um treinamento insuficiente ou inadequado.
✚ Uma fadiga muscular porque a tensão sobre as articulações é maior quando os músculos estão cansados, o que diminue a "vigilância" articular.
✚ Um equipamento inapropriado (por exemplo, usar sapatos de caminhada em vez de tênis durante uma excursão em terreno acidentado).
✚ A aspereza ou uma mudança de estado do terreno inesperado.
✚ A prática de esportes de alta energia cinética (futebol, rugby, judô etc.).
Os bons reflexos en caso de Entorse

A entorse provoca um fenômeno doloroso imediato impedindo-lhe quase que instantaneamente o uso da articulação atingida. Em primeiro lugar, o mais importante é a gestão da dor :
✚ A aplicação do protocolo RICE (Rest = Repouso, Ice = Gelo, Compression = Compressão, Elevation = Elevação) é aconselhado. Será, naturalmente recomendado a imediata cessação da atividade.
✚ A colocação de uma contenção flexível ou rígida temporária será realizada, num segundo tempo, a fim de limitar os movimentos da articulação e especialmente o edema. Será depois então essencial ser conduzido a um médico ou a ER.
✚ Com prescrição médica, você vai realizar exames complementares afim de constituir um diagnóstico mais preciso. Isto fará conhecer a importância da entorse (leve ou grave).
A Consulta por um Osteopata
As entorses mais freqüentes afetam os tornozelos e pulsos, dedos e joelhos.
✚ No caso de uma entorse benigna, o osteopata biomecânico poderá fornecer uma resposta rápida e eficaz. Poderá recorrer a mobilizações e manobras para drenar edema, diminuir a dor e rigidez muscular ativa e, assim, "libertar" a articulação. Este resultado será obtido geralmente em uma ou duas sessões realizadas no espaço de uma ou duas semanas.
No caso em que o osteopata é solicitado à distancia do trauma (chamamos então a entorse de crônica), técnicas neuromusculares também podem ser usadas para "desatar" os tendões.
✚ Finalmente, no caso de uma entorse grave, o tratamento será realizado em primeira instância, por um cirurgião ortopédico que pode ordenar a colocação de uma tala ou gesso, e que operará, se julgar necessário, a articulação lesada. Então você vai entrar numa fase de convalescença e reabilitação física em fisioterapia.
Em paralela a isso, o osteopata biomecânico tratará de reduzir a dor máxima e rigidez muscular ativa para facilitar a reabilitação. É o tratamento interprofissional que permanece a mais eficaz para você recuperar o mais rápido possível a funcionalidade da sua articulação.
Em todos os casos, o osteopata biomecânico é inteiramente apropriado para intervir. Ele também irá aconselhá-lo sobre como evitar complicações como a algo-neuro-distrofia. Por exemplo, emplastros de argila verde são altamente recomendadas, após uma entorse grave, esta substância tendo propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Σχόλια