Menstruação dolorosa : como a osteopatia pode ajudar !
- Dr Emilie Brasil Miglioretti
- 25 mars 2015
- 2 min de lecture

Dor nas costas , dor de cabeça , pernas pesadas , inchaço, prisão de ventre ... Os sinais clínicos que acompanham o ciclo menstrual são numerosos para muitas mulheres. De fato, segundo os estudos*, 43% à 90% das mulheres seriam afetadas por uma menstruação dolorosa cujas 10% a 15% ** delas serem acamada cada mês.
Também conhecido pelo nome de dismenorreia, essas dores, embora frequentes, muitas vezes são consideradas trivializadas e inevitáveis.
Porém, dores muito persistentes são geralmente um sinal de mau funcionamento (ou seja, distúrbio de mobilidade ou congestão) dos órgãos pélvicos. Elas são a maioria das vezes benignas, mas pode, em alguns casos, traduzir uma patologia orgânica. Portanto, é recomendável conversar com seu médico ou seu ginecologista, que irá prescrever exames complementares, se achar necessário procurar por exemplo a presença de miomas ou endometriose.
Osteopatia pode aliviar sua dor
Fora o contexto específico mencionado anteriormente, a dor pode ser aliviada pela osteopatia.
Seu osteopata vai olhar em primeiro lugar, durante o interrogatório e exame clínico, as restrições de mobilidade da sua coluna lombar e da pelve.
De fato, a estrutura óssea, que hospeda o sistema urogenital, pode, se ele apresenta rigidez, pertubar (interações reflexas ou por via local) o bom funcionamento dos órgãos pélvicos e digestivos; quer seja ao nível vascular, nervoso ou mecânico nos tecidos musculares e ligamentares.

Isto pode ocorrer, por exemplo, por estase venosa (inchaço, pernas pesadas, hemorróidas, etc.), dores nas articulações (LBP) e/ou uma desordem do trânsito intestinal (constipação, por exemplo).
Para este último sinal clínico, o seu osteopata também pode procurar por outro distúrbio digestivo, em particular no quadro cólico e intestino delgado.
Uma abordagem ginecológica de maneira externa também pode ser justificada, em particular no caso que um útero retrovertido , ou seja direcionado para trás, é destacado porque esta posição pode ser responsável por dores durante o ciclo.
5 coisas a fazer para aliviar a menstruação dolorosa
Em paralelo à uma consulta osteopática
1 ✚ Realize exercícios de respiração abdominal para maximizar a mobilidade dos órgãos pélvicos.
2 ✚ Coma alimentos ricos em ácidos graxos insaturados (peixes, óleos vegetais e sementes) ou sulfurosos (repolho cozido, cebola, alho) ou reguladores de pressão venosa e do fluxo sanguíneo (espinheiro, videira vermelha).
3 ✚ Faça uma cura de vitamina B6 e magnésio.
4 ✚ Tome um banho quente ou aplique regularmente calor em seu abdômen. Tenha cuidado, porém, com as bolsas de água que podem se perfurarem, isso é raro, mas pode causar queimaduras graves. Não coloque a sua bolsa de água sobre a pele. O ideal é optar por bolsas de água quentes secas, elas têm o formato de pequenas almofadas cheias de caroços de cereja, sementes de linho, turfa ou espelta.
5 ✚ A homeopatia, aromaterapia ou até fitoterapia pode também ajudar a aliviar sua dor

A menstruação dolorosa não é uma fatalidade
Seu osteopata, através da manipulação da coluna vertebral, da pélvis e mobilização visceral, pode, então, aliviá-la, se necessário em colaboração com outros profissionais.
Fontes :
* Arch Gynecol 1981 – Obstet Gynecol 1996
** Women Health 1983 – J Reprod Med 1985
Comments